Estratégia radical para evitar que sujem a cidade

Gerenciar o lixo nas cidades é um grande problema. Milhares de toneladas de lixo são despejadas nas cidades e alguns destes resíduos são filtrados até ao mar, criando um continente de lixo que flutua no oceano.

Para evitar que as pessoas joguem lixo na cidade, a prefeitura do município mexicano de San Nicolás de los Garza, em Nuevo León, optou por uma estratégia radical: publicar em cartazes gigantes a foto de pessoas que sejam detidas três vezes por jogar lixo na cidade.

Num comunicado oficial, o município informa que tem “o melhor sistema de coleta de lixo doméstico do país, mas ainda assim recolhemos 25 toneladas diárias de lixo nas ruas e parques”. Recentemente, a prefeitura optou por penas mais rígidas para os infratores das leis municipais e decidiram que a maior pena para pessoas que sejam detidas em três oportunidades por jogar lixo em ambiente público, incluiria a publicação da foto desta pessoa em um cartaz gigante, com um aviso que diz: “porcalhão detido”.

O prefeito Pedro Salgado Almaguer explicou que se uma pessoa é surpreendida sujando a cidade, recebe uma advertência, se reincide, recebe uma multa que pode chegar até 100 prestações pecuniárias e se reincide pela terceira vez é aplicada uma multa de até 200 prestações pecuniárias, além de detenção administrativa, e sua foto é colocada em um anúncio panorâmico. Com esta estratégia, os funcionários da prefeitura pretendem ter uma cidade mais limpa.

A foto do primeiro infrator que acumulou três advertências já está sendo exibida na cidade. Sua foto, nome e um cartaz que diz “porcalhão detido” pode ser vista em um enorme outdoor ao lado da estrada. Mas nem todos estão de acordo com a medida.

Opinião contrária

A Comissão Estatal de Direito Humanos (CEDH) considera que a medida é um castigo excessivo para a pessoa. Minerva Martínez, presidente do órgão, declarou à BBC que a estratégia aplicada pelo município é um ato que “viola e degrada a integridade da pessoa e sua família”.

Martínez considera que a punição aplicada pelo município põe em risco a integridade e segurança pessoal do infrator. Além disso, a medida aplicada pelo município poderia fomentar a discriminação e afetar a dignidade das pessoas.

O problema é complexo. Trata-se de buscar as melhores estratégias para cuidar da limpeza da cidade e aplicar sanções que sejam realmente efetivas e inibam o péssimo hábito que algumas pessoas têm de jogar lixo em qualquer lugar.

Na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os alunos da FUNIBER recebem os conhecimentos que lhes permitirão formular estratégias para tratar os resíduos e lixos gerados nas cidades.

Fonte e foto: http://fnbr.es/1d6