O que você sabe sobre literatura?

O que você sabe sobre literatura?

A Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) comemorará outra vez o Dia Mundial do Livro com um concurso, desta vez trazendo a primeira edição das “Citações para o Dia do Livro”.

O dia 23 de abril é uma data simbólica na literatura universal por ser o dia em que morreram, ambos em 1616, o autor inglês William Shakeapeare e Inca Garcilaso de la Vega, nascido no atual Peru. Esta também é a mesma data em que se acreditava ter morrido o escritor espanhol Miguel de Cervantes, porém, ele faleceu um dia antes. A ONU instaurou o dia 23 de abril como o Dia Internacional do Livro em 1995, com o objetivo de promover a leitura e sua comemoração se espalhou a mais de 100 países em menos de 10 anos.

Acontece também que o dia 23 de abril é o dia de São Jorge, padroeiro de países como a Inglaterra e de regiões como a Catalunha (Espanha), ocorrendo uma curiosa mistura com o fenômeno literário vinculada a essa data. Então, desde a primeira metade do século XX, é tradição presentear às pessoas amadas com livros e rosas.

Com o objetivo de fomentar a leitura e a cultura, a FUNIBER lança o concurso “Citações para o Dia do Livro”, que pretende colocar à prova os conhecimentos literários dos participantes. O ganhador será presenteado com um pacote de livros.

  1. Funcionamento

Às segundas-feiras, 26 de março, 2, 9 e 16 de abril e às quintas-feiras, 29 de março, 5, 12, e 19 de abril, às 11 horas da manhã (horário de Espanha), será publicada uma famosa citação literária na página da Facebook no FUNIBER.

Aqueles que queiram participar e somar pontos, deverão acertar o autor que escreveu a citação e o título do livro onde encontrá-la.

Cada acerto do autor valerá um ponto e cada acerto do livro valerá outro ponto. Convém destacar que é necessário acertar o livro específico onde encontrar a citação, o que quer dizer que se acertar a saga ou coleção em que está, mas não o título do livro especificamente, não renderá pontos. O jurado da FUNIBER fará a contagem dos votos semanalmente.

Para ganhar o prêmio, será necessário acertar as 8 citações. No caso de não haver nenhum concorrente que acerte todas as citações apresentadas ao longo do mês anterior ao dia do livro, o prêmio final não será entregue.

Em caso de empate final, o vencedor será o concorrente que enviou primeiro as respostas da última semana, de modo que é importante responder o mais rápido possível.

As respostas devem ser postadas com a hashtag: #diadolivro2018 nos comentários da postagem onde aparece a citação.

  1. Como participar do FUNICONCURSO “Citações para o Dia do Livro”?

  • Você precisa acessar a página da FUNIBER no Facebook.
  • Ir ao poste com a citação do livro.
  • Escrever o nome do autor e do livro ao qual pertence a citação no comentário da postagem.
  • Não esqueça da hashtag #diadolivro2018.
  1. Participantes

O concurso é aberto, podem participar todas as pessoas interessadas, sejam elas alunas ou ex-alunas da FUNIBER ou não.

Cada participante poderá publicar somente um comentário por citação postada em uma das páginas da FUNIBER no Facebook.

  1. Idioma

Você pode participar no concurso nos idiomas espanhol e português.

  1. Calendário

O concurso terá início na segunda-feira, 26 de março, com a primeira citação sendo publicada às 11 da manhã (horário de Espanha) e serão aceitas participações até quarta-feira, 28 de março, às 23:29.

A citação seguinte será publicada em 29 de março, às 11 da manhã, e os participantes terão até dia 1º, 23:59, para adivinhar a que obra e autor corresponde.

Na segunda-feira, 2 de abril, às 11 horas da manhã, será publicada uma nova citação literária, que poderá ser respondida até dia 4, às 23:59. Na quinta-feira, dia 5, será postada na página da FUNIBER no Facebook outra frase icônica da literatura universal e as respostas serão aceitas até o dia 8, às 23:59, para acertar o autor e o livro em que pode ser encontrada.

Na segunda-feira, 9 de abril, será publicada outra citação às 11 horas, sendo possível participar até quarta-feira, 11 de abril, às 23:59. A antepenúltima citação sairá às 11 horas do dia 12 e poderá ser respondida até domingo, 15, até 23:59.

As últimas citações serão publicadas na segunda-feira, 16 de abril, e quinta-feira, 19, às 11 horas. Os limites da última rodada serão quarta-feira, 18, e domingo, 22, respectivamente às 23:59.

O resultado será publicado no blog Estudar na FUNIBER dia 23 de abril às 11 horas (horário de Espanha).

  1. Prêmio

O ganhador do concurso, além de fomentar a leitura e receber o reconhecimento da comunidade da FUNIBER, receberá um pacote de livros.

A entrega do prêmio pode demorar até 2 meses a partir da data de divulgação do ganhador.

  1. Direitos e responsabilidades

A FUNIBER não aceitará respostas que transmitam ou difundam conteúdos ilegais, difamatórios, ofensivos ou que atentem contra os valores e a dignidade das pessoas. A FUNIBER não assume qualquer responsabilidade pela informação e conteúdo das respostas apresentadas e, especialmente, pelos danos e prejuízos que delas derivem ou possam derivar, assim como de ideias e opiniões expressadas.

Os participantes do concurso autorizam a FUNIBER, sem direto receber qualquer tipo de contraprestação, a utilizar seu nome e imagem na publicidade e comunicações, tanto impressas quanto eletrônicas, realizadas para divulgar o concurso.

O descumprimento parcial ou total destas bases será motivo de expulsão do concurso.